Serviço de República – Metodologia
- Acolhimento: Oferecer ambiente familiar com dignidade e respeito, proporcionando oportunidade de cidadania e ressignificando o sentido de moradia para um lar.
- Garantia de direitos: articulação e integração com o poder público na aplicação de mecanismos de promoção e acesso à rede de serviço, fomentando a autonomia.
- Fortalecimento de vínculo: preservação, fortalecimento ou resgate dos vínculos familiares e comunitários, sempre que possível, e construção de novas referências, quando for o caso.
- Inserção e reinserção social: estimular a convivência social e fomentar vínculos comunitários, assim como apresentar novas formas de “estar no mundo”, descobrindo e cumprindo responsabilidades junto à sociedade.
- Acesso ao trabalho: trabalhar faz parte da existência humana, constituindo o meio pela qual o acolhido pode alcançar seus objetivos pessoais e individuais.
- Qualificação Profissional: aperfeiçoar habilidades para melhorar o currículo e ter a formação necessária exigida pelo mercado de trabalho para desempenhar uma determinada função.
- Elevação Escolar: educação é um direito fundamental de todos, transcorre o desenvolvimento humano por meio do ensino e da aprendizagem, visando a desenvolver e a potencializar a capacidade intelectual do indivíduo. Constitui um processo único de aprendizagem associado às formações escolares, familiar e social.
- Autonomia e condição de autossustento: estimular e capacitar as aptidões ou competência para gerir sua própria vida, valendo-se de seus próprios meios, vontades e/ou princípios. Organização financeira para autorrealizações pessoais, garantia de moradia e cumprimento de responsabilidades.