Serviço de República
Nosso “Serviço de República” é conveniado ao programa de ‘Política Estadual Sobre Drogas’, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, o que permite o atendimento gratuito aos acolhidos maiores de 18 anos do gênero masculino, egressos dos Serviços de Acolhimento Terapêutico Voluntário da região metropolitana de Ribeirão Preto, que após concluir o processo terapêutico, não têm condições financeiras e nem vínculos familiares para retomar, de forma digna, a vida em sociedade.
Dessa forma, nesta modalidade de atendimento, auxiliamos os acolhidos no seu processo de reconstrução, reinserção e readaptação social, realizando um trabalho de cogestão, para que eles tenham reais condições de inserção no mercado de trabalho, conquistem uma nova moradia, resgatem o convívio familiar e construam novos vínculos. O grande objetivo é que eles se tornem gestores de suas vidas.
O “Serviço de República” conta com duas unidades, uma com capacidade para 12 pessoas e outra com capacidade para 10, totalizando 22 vagas de acolhimento. Os espaços oferecem proteção, apoio e moradia subsidiada, com enfoque em ressignificar a ideia de lar, com dormitórios, cozinha, sala de estar e área de convivência externa, acesso à internet, livros e itens do cotidiano.
Para os atendimentos individuais relacionados à assistência social, psicologia, psicossociais e de mentoria temos salas adequadas, as quais ficam em um ambiente separado das moradias dos acolhidos, respeitando o sigilo e ética profissional. Assim, a partir do momento que o indivíduo está em acolhimento no “Serviço de República”, ele recebe tratamento individualizado, levando em consideração suas principais necessidades, com apoio de nossa equipe multidisciplinar. A meta final é fortalecer o acolhido.
Os principais pontos trabalhados dizem respeito ao fortalecimento e à construção de novos vínculos, assim como elevação escolar, qualificação profissional, educação financeira, acesso e inserção no mundo do trabalho, auxílio na garantia de direitos, autonomia e autossustento.
Portanto, o “Serviço de República” apoia e auxilia o acolhido na construção do seu Projeto de Vida, possibilitando de forma gradual o seu processo de autonomia e independência para que ele tome as rédeas da sua vida e seja o protagonista de uma nova história.