Sobre a associação

A “Associação de Acolhimento para Dependentes Químicos Caminho da Paz” é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, laica e apartidária, fundada em 4 de junho de 2013.

Atuamos acolhendo, em Serviço de Acolhimento Terapêutico Voluntário e Serviço de República, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que sofrem com o transtorno do uso de substâncias psicoativas, também conhecido como dependência química.

Respeitando a individualidade de cada acolhido, oferecemos o programa terapêutico que visa ampliar suas possibilidades de reinserção social e o desenvolvimento da sua autonomia.

Pautados em princípios de compaixão, empatia e respeito à dignidade humana, reconhecemos a dependência química como uma doença complexa que afeta não só o indivíduo, mas também seus familiares e a comunidade como um todo; por isso, proporcionamos um ambiente de apoio e cuidado, seguro e acolhedor, onde cada pessoa encontra, orientação e tratamento individualizado com o suporte necessário para trilhar um caminho de recuperação e reconstrução de sua vida.

No Serviço de Acolhimento Terapêutico Voluntário, além do tratamento, buscamos motivar os indivíduos a reconstruir suas vidas, resgatar sua autoestima e alcançar a sobriedade duradoura, para isso, oferecemos uma ampla gama de serviços, como:

  • Aconselhamento individual e em grupo;
  • Terapias comportamentais;
  • Atendimentos psicológicos individuais e grupos terapêuticos;
  • Atendimentos sociais individuais e grupos.
  • Suporte familiar;
  • Encaminhamento para tratamento médico especializado;
  • Programas de reintegração social e profissional.

Contamos com duas unidades do Serviço de República, no qual, oferecemos moradia subsidiada e tratamento especializado, focado no desenvolvimento da autonomia, sendo pautado na estratégia de promover, articular e executar tais ações:

  • Acolhimento;
  • Garantia de Direitos;
  • Fortalecimento de Vínculo;
  • Readaptação Social;
  • Acesso ao mundo do trabalho;
  • Elevação escolar e qualificação profissional;
  • Autonomia e condição de autossustento.

Compreendemos que a recuperação é uma jornada contínua que exige dedicação e acompanhamento.

É ofertado suporte pós-tratamento e construído redes de apoio para que cada pessoa em recuperação tenha acesso aos recursos necessários para manter um estilo de vida saudável e livre do vício.

Lutamos contra o estigma e a discriminação associada à dependência química, promovendo a compreensão e a empatia. Acreditamos que o apoio e a acolhida são essenciais para a recuperação.

Em resumo, nossa missão é oferecer esperança, apoio e oportunidades de recuperação para dependentes químicos, capacitando-os a construir uma vida plena, livre do vício.

“Estamos comprometidos em promover a mudança e fazer a diferença na vida daqueles que lutam contra a dependência química e de suas famílias.”

Missão

Nossa missão é transformar vidas, oferecendo uma oportunidade para o acolhido resgatar seus valores éticos, morais e sociais. Sendo assim, buscamos reconstruir sua autonomia, ressignificar o atual momento, para que ele possa vislumbrar um futuro promissor e com qualidade de vida.

Visão

A Associação é um espaço de transformação. A recuperação dos acolhidos é, sem dúvida, a nossa prioridade. Construímos relações sólidas e promovemos a reinserção social, com dedicação, em um ambiente pautado pela transparência, ética e respeito aos direitos humanos.

Valores

Respeito: Valorizar a dignidade humana de cada acolhido, independentemente de sua história ou condição atual. Promover um ambiente livre de julgamentos e preconceitos.

Empatia: Compreender as dificuldades e sofrimentos dos acolhidos, oferecendo apoio psicossocial.

Esperança: Construir a confiança do próprio acolhido para que acredite nas ferramentas adquiridas dentro do processo terapêutico, incentivando a busca por uma vida digna.

Responsabilidade: Estimular a autonomia e o compromisso dos acolhidos com sua saúde, família, recuperação e sociedade.

Cooperação: Promover a colaboração entre todos os membros da Associação, incluindo acolhidos, equipe e familiares.

Individualidade: Reconhecer e respeitar as diferenças de cada um, oferecendo aos acolhidos, atendimento personalizado.