República - Unid II
Metodologia
O Serviço de Acolhimento em Republica nasce da angustia de perceber que ao finalizar o acolhimento na Comunidade Terapêutica, muitas pessoas não têm onde morar, não tem família, ou ainda não conseguiu reestabelecer um contato, e precisam de tempo para se organizar.
Assim em 2018, iniciamos um Projeto de República, tipificada pela Assistência Social como Serviço de acolhimento institucional da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, que neste caso irá acolher dependentes químicos do sexo masculino, maiores de 18 anos, que tenham concluído o processo de acolhimento em Comunidade Terapêutica, que no momento da alta não tenham residência fixa, e esteja com os vínculos familiares rompidos, fragilizados ou que inexistam.
Iremos oferta de moradia subsidiada, organizada em sistema de autogestão ou cogestão, para aqueles que estejam em processo de reestabelecimento dos vínculos sociais e construção de autonomia, para que tenham como buscar trabalho, constituir nova moradia, resgatar o convívio familiar, orientado por uma equipe composta por Coordenador, Sócio Educador, Psicólogo e Assistente Social.
A República passa a oferecer o serviço com a unidade II na região Central de Ribeirão Preto, facilitando o acesso a todos os serviços públicos e privados, com capacidade total de acolhimento para 10 pessoas.
Oferecer ambiente familiar com dignidade e respeito, proporcionando oportunidade de cidadania e ressignificando o sentido de moradia para um lar.
Articulação e a integração com o poder público na aplicação de mecanismos de promoção e acesso à rede de serviço, fomentando a autonomia.
Atendimento social, visitas domiciliares e busca ativa na construção dos vínculos fragilizados ou suporte para novos vínculos.
Organização pessoal e readaptação na sociedade com estímulo ao protagonismo e desenvolvimento da autonomia.
Promover orientação sobre o perfil do acolhido com as vagas disponíveis, elaboração de currículo, Informações sobre oportunidades de emprego disponível no mundo do trabalho e parcerias com setor privado para fomentar as ofertas reais de vagas de emprego para os acolhidos.
Orientação onde e como acessar oportunidades online, Grupo pelo aplicativo de celular, para informações sobre ofertas e oportunidades no município. Atualização sobre cursos disponíveis no município e online. Parcerias com o poder público e privado para promover o acesso à capacitação dos acolhidos.
Lorem ipsPromover junto com o acolhido o desejo de concluir os estudos e orientar as disponibilidades existente no Município ou onlineum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Orientação diária sobre a construção de princípios básicos de autonomia e planejamento através de metas para alcançar sua independência.