Caminho da Paz

Comunidade Terapêutica

A Comunidade Terapêutica é um método de tratamento para pessoas diagnosticadas com transtornos decorrentes do uso nocivo de substâncias psicoativas. O método se caracteriza por ser um acolhimento de ADESÃO VOLUNTÁRIA, onde todos os direitos individuais e coletivos são respeitados. Em um ambiente protegido o dependente químico, recebe todo o suporte técnico para subsidiar o processo de reorganização biopsicossocial, não somente com foco na abstinência, mais no processo de recuperação e readaptação social como todo.

 

  O atendimento é pautado pela convivência entre os pares, pela conscientização sobre a condição de dependência química e o desenvolvimento de estratégias para melhor desenvolvimento pessoal, em trabalho articulado com a rede de serviços, em especial de saúde e assistência social. O acolhido realiza aulas, grupos, oficinas e atividades individuais com assistente social, psicólogo, conselheiros, educadores, pedagoga, voluntários, grupos de espiritualidade, profissionalização, escolarização, recolocação no mundo do trabalho, atividades de cultura e lazer, tudo construído conforme o Plano de Atendimento Singular – PAS.

 

  A Comunidade Terapêutica Caminho da paz está localizada no município de Ribeirão preto, e atende a todos os municípios da DRS XIII, com capacidade de atender 30 vagas “gratuitas”, mantidas pelo convênio – Programa Recomeço, ambos com acolhimento voluntário de até 180 dias, conforme o Plano de Atendimento Singular – PAS.

Ao longo destes nove anos de funcionamento já recebemos mais de 1000 pessoas, contribuindo para mudança de vida de muitas famílias, fazendo desta sociedade um lugar melhor para todos.

Atividades

Programa Terapêutico

  • Espiritualidade: Promover e o desenvolvimento interior, a partir da visão holística do ser humano.
  • Atividade alternativa: Leitura, Estudo dos 12 Passos e Programa Prevenção a Recaída.
  • Auto Cuidado e Sociabilidade: São aquelas que têm por objetivo, exclusivamente, a prática de atos da vida cotidiana
  • Atendimento psicológico e social individuais ocorrem simultâneos aos grupos
  • Grupo estágio 1°: ResponsabilidadeA responsabilidade é o momento do acolhido entender todo processo que envolve direitos e deveres, dentro da Comunidade Terapêutica e principalmente fora dela, com objetivo de contribuir com seu desenvolvimento individual e em grupo.
  • Grupo estágio 2°: A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.
  • Grupo estágio 3°: Autoconhecimento é conhecer a própria essência, ter pleno domínio de si mesmo: em pensamentos, desejos, esperanças, frustrações e crenças. Esse conceito nos permite traçar um mapa pessoal que faz com que tenhamos oportunidade de interpretar melhor quem somos e, principalmente, onde queremos chegar. A PREVENÇÃO DE RECAÍDA BASEIA-SE NUMA JORNADA INDIVIDUAL DE AUTO-CONHECIMENTO.
  • Grupo estágio 4° A autonomia oferece a oportunidade ao acolhido em atuar na reinserção social dentro do contexto social em que vive, através da rede de serviços, do fortalecimento de vínculos, habilidades sociais, capacitação profissional, participação em grupos de apoio e possível retorno no mercado de trabalho.
  • Grupo NATA: Toda 1º Terça Feira do Mês, Grupo Jovens Sarados: 2° e 4° sábado do mês no período da manhã
  • Pastoral da Sobriedade: Última terça-feira do mês
  • Grupo de NA e outras atividades, levarão em conta o estágio do programa terapêutico de cada acolhido.
  • Grupo de 12 passos: Ferramenta para direcionar e contribuir no desenvolvimento pessoal
  • Grupo de Prevenção Recaída: É baseado em uma estrutura cognitivo-comportamental (TCC), com foco na fase de manutenção da mudança do comportamento
  • Metas e renúncias: Atividade para apresentar melhoria de convívio e organização da rotina diária
  • Atividades Desportivas: é a prática de atividade física e lazer com a finalidade de melhorar a saúde física ou mental e proporcionar entretenimento dos participantes.
  • Assembleia: Grupo que possibilita a liberdade de expressão de todos participantes do programa
  • As atividades externas dos acolhidos ocorrerão simultaneamente conforme agendamento.

O Programa Terapêutico contempla o período máximo de 180 dias e será organizado em quatro estágios, os estágios serão trabalhos individualmente no Plano de Atendimento Singular – PAS e em grupo conforme cronograma de atividades. Tem objetivos e metas a serem atingidas ao final de cada estágio, respeitando a individualidade e demanda de cada acolhido. A evolução de estágio será realizada de acordo com desenvolvimento e participação de cada acolhido.